Traumas do Esporte

Os traumas do esporte envolvem as entorses, as fraturas e as contusões. A entorse é um estiramento ou rompimento dos ligamentos (tecido que une os ossos e as articulações) provocado por traumas; a fratura é uma lesão ou rompimento na estrutura óssea; e a contusão é uma lesão sem corte, causada por trauma.

Entorses

Entorse é um estiramento ou rompimento dos ligamentos (tecido que une os ossos e as articulações) provocado por traumas. Caracterizado por inchaço, hematoma, vermelhidão, dor, sensibilidade e mobilidade reduzida, suas principais manifestações são no tornozelo, joelho, pulso e polegar. O tratamento pode abranger a aplicação de compressas frias e geladas na região, repouso, uso de medicamentos, imobilização com bandagens ou gesso e até fisioterapia.

Fraturas

Uma fratura óssea é uma lesão ou rompimento na estrutura do osso. Divide-se em aberta (quando a pele é “rasgada”) ou fechada (quando o osso não fica “exposto”). Trauma, uso excessivo e doenças degenerativas dos ossos estão entre suas principais causas. Dor, inchaço e perda de funcionalidade são alguns dos sintomas das fraturas ósseas. O tratamento envolve a recolocação do osso, imobilização ou uso de talas metálicas para reposicionar a região. Tipos de fratura: – Simples: apenas o osso é atingido; – Expostas: há a perfuração da pele, com a visualização do osso. Está mais propensa a infecções, sendo recomendado o uso de antibióticos; – Complicadas: afetam outras estruturas, como nervos, músculos ou vasos sanguíneos; – Incompletas: apesar de não gerarem quebra, as lesões resultam nos sintomas de fratura.

Contusões

Contusão é uma lesão sem corte, desencadeada por trauma e caracterizada por dor, inchaço e hematoma nos tecidos. Quedas, pancadas, chutes ou a realização de esportes de contato são seus principais causadores. Diante de uma contusão, é importante interromper a atividade de impacto que a originou, fazer compressas geladas no local e elevar a área afetada, se possível. Em cerca de cinco dias, a mancha costuma desaparecer. Lesões mais graves, porém, demandam atendimento médico.