Tratamentos

As lesões do manguito rotador envolvem as rupturas dos tendões que ligam o músculo ao osso, na região da articulação do ombro(Subescapular, Supraespinal, Infraespinal e Redondo Menor). É comum diante de atividades que requerem a movimentação frequente dessa área, como em arremessos, natação, levantamento de peso e tênis, podendo surgir também entre quem não realiza esses esportes, estando associado a problemas na escápula. Os sintomas mais frequentes são dor e fraqueza. Entre suas principais manifestações estão a tendinite e a bursite, e sempre é bom lembrar de excluir outras causas de dor nessa região, como por exemplo, problemas na coluna cervical. O tratamento inicial na maioria dos casos se deve com repouso da articulação, fisioterapia, correções posturais, medicamentos. Em casos selecionados, estará indicada a cirurgia que hoje é feita por video artroscopia.

Os traumas do esporte fazem parte na rotina de todos atletas. Se apresentam nas entorses, as fraturas, as contusões, LESÕES MUSCULARES E ATÉ LUXAÇÕES. A entorse é um estiramento ou ruptura dos ligamentos (tecido que une os ossos e as articulações) provocado por traumas; a fratura é uma perda da continuidade da estrutura óssea; e a contusão é uma lesão sem corte, causada por trauma; Lesões musculares podem ocorrer em traumas diretos no músculo ou por contrações exageradas; e Luxações acontecem quando há perda da congruência articular(“articulação sai do lugar”).

O ácido hialurônico é uma nova “ferramenta” que vem se mostrando muito eficaz na ortopedia. Sua utilização é para aplicação em articulações (como nos joelhos) com algum grau de doença condral (cartilagem). A visco suplementação tem como objetivo principal retardar a evolução dessas lesões, fazendo com que melhore a lubrificação articular, resgatando as propriedades bioquímicas do líquido sinovial nos casos de osteoartrite, e recuperando a mobilidade, a dor e inflamação local. Anestésicos e corticoides são outras substâncias adotadas nas infiltrações, que podem ser administradas associadas ao ácido hialurônico. A técnica é indicada quando há a necessidade de melhora dos sintomas da paciente para que esse possa evoluir com o tratamento conservador(fisioterapia e até musculação), tentando retardar a evolução da artrose, e assim, uma possível cirurgia de prótese de joelho.

Informações

Largo do Ibam, nº 1, Humaita Corporate – Botafogo
Rio de Janeiro – RJ

(21) 2538-7730 | (21) 99579-9561

felipe@institutodoesporte.com

Fechar Menu