Artroscopia
A artroscopia é um procedimento minimamente invasivo que permite diagnosticar e tratar problemas nas diversas estruturas que compõem ombros e joelhos. Feita com um equipamento chamado de artroscópio, a técnica possibilita uma visão clara e ampla da parte interna dessas articulações, por meio de pequenas incisões. Costuma ser empregada em casos como lesão no menisco, ruptura nos ligamentos e inflamação no tecido sinovial (conjuntivo).
Lesões do Manguito Rotador
As lesões do manguito rotador envolvem o rompimento nos tendões que ligam o músculo ao osso, na região da articulação do ombro. É comum diante de atividades que requerem a movimentação frequente dessa área, como em arremessos, natação, levantamento de peso e tênis, podendo surgir também entre quem não realiza esses esportes. Os sintomas mais frequentes são dor e fraqueza. Entre suas principais manifestações estão a tendinite e a bursite. O tratamento pode abranger repouso, uso de medicamentos, fisioterapia e cirurgia.
Lesões Labrais
O labrum acetabular (lábio do acetábulo) é um tecido cartilaginoso responsável por aumentar a estabilidade das articulações. Essa estrutura compõe os ombros e também o quadril, próximo à região da bacia, na qual o fêmur se encaixa. A ruptura labral pode ser provocada por traumas diretos ou por uso excessivo da região, como no caso da prática de esportes como beisebol, golfe, tênis, vôlei, artes marciais e levantamento de peso. Entre os sintomas mais comuns estão dor e sensação de fisgada nessa área. O diagnóstico pode ser feito por ressonância magnética (com ou sem contraste) ou ainda artroscopia. O tratamento envolve desde a utilização de medicamentos, fisioterapia e até cirurgia.
Lesões Ligamentares
O ligamento é um estabilizador de articulações, que contribui para a prevenção de deslocamentos anormais entre os ossos. A ruptura dos ligamentos no joelho (lesão ligamentar) pode levar à instabilidade, dor e inchaço em regiões como o joelho. Atividades físicas de contato, acidentes e quedas estão entre suas principais causas. Geralmente, tais lesões são categorizadas em três níveis: 1° grau – lesão sem instabilidade; 2° grau – lesão com instabilidade, com continuidade das fibras; 3° grau – ruptura completa do ligamento.
Lesões Meniscais
Lesões meniscais são traumatismos associados ao desgaste da cartilagem das articulações e ao desenvolvimento de osteoartrite. Seus sintomas incluem dor localizada, diante de movimentos como agachamento e cruzada de pernas, além de inchaço e travamento. Essas lesões podem ser provocadas por traumas – como em uma luta de jiu-jitsu –, ou aparecer de forma degenerativa – geralmente, a partir dos 40 anos. O tratamento pode ser ou não cirúrgico, abrangendo a sutura ou retirada de parte do menisco, em alguns casos.